Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
Civil

Domínios de Intervenção do Engenheiro Civil

O Engenheiro Civil é o profissional que acompanha todas as etapas do processo de produção de uma intervenção de construção civil, visando essencialmente a qualidade e a segurança das obras, de pessoas e bens, a proteção e a reabilitação do património natural e construído.

É responsável pelo estudo das características dos locais onde as obras são realizadas, pela elaboração e coordenação de projetos e pareceres, pelos processos de produção (conceção, planeamento, coordenação, direção e fiscalização de obras), pela gestão, manutenção e reparação. Desenvolve estas atividades nos processos de execução, incluindo a reabilitação, de edifícios, pontes, barragens, vias de comunicação (estradas, vias férreas), portos, aeroportos, instalações hidráulicas, edificações industriais e estruturas especiais (silos, torres, entre outras).

No fim do ciclo de vida das construções é responsável pelos processos associados à sua demolição/desconstrução. É ainda responsável pela elaboração de planos nas áreas referidas, assim como sistemas de transportes, planeamento do território e planos de urbanização

 

 

Competências/ Qualificação Profissional dos membros do Colégio de Engenharia Civil

Atos de Engenharia por Especialidade da Ordem dos Engenheiros - Regulamento n.º420/2015 de 20 de julho -

Tratando -se de matéria de indiscutível interesse público, que corresponde a um anseio de diversas entidades e do público em geral, sobre o que faz ou pode fazer um Engenheiro consoante a sua especialidade e sem prejuízo do disposto na legislação europeia, nos diplomas legais e regulamentares emanados da Assembleia da República ou do Governo, os atos de engenharia, por especialidade, passíveis de serem exercidos por membros da Ordem dos Engenheiros, foram publicados em regulamento próprio de modo a que cada membro possa conhece- los na sua extensão e limites, bem como a sociedade em geral.

Consulte os Atos do Colégio

 

Qualificação Profissional e Emissão de Declarações para atos legalmente regulados

 

A habilitação para a prática de atos de engenharia é validada pela Ordem dos Engenheiros através da emissão de declarações próprias emitidas a pedido dos membros que as requeiram e para as quais a Ordem dos Engenheiros lhes reconheça as respetivas qualificações.

A identificação simples e inequívoca da habilitação necessária para a consequente prática dos diversos atos de engenharia, é indispensável para quem tem a responsabilidade de instruir e aceitar os processos de licenciamento, de modo a não gerar casos de dúvida ou interpretação discricionária,

À Ordem dos Engenheiros, que emite as respetivas declarações, compete assegurar procedimentos rigorosos, adaptando as suas práticas á evolução das condicionantes.

Consulte os Atos Regulados (Declarações)

 

Legislação

 

Projetos de Especialidades Qualificação Profissional Reabilitação Urbana Segurança e Saúde licenciamento Urbanização e Edificação Residuos Exercicio da Atividade da Construção Ordenamento do Território

 

Legislação Geral

 

Links

ADENE - Agência para a Energia

AECOPS - Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas

AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Publicas

ANEOP - Associação Nacional de Empreiteiros de Obras Publicas

APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Material de Construção

APEB - Associação Portuguesa da Empresas de Betão Pronto

APEMIP - Associação dos Profissionais Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal

APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários

ASSICOM - Associação da Construção civil da Madeira

Associação para o Desenvolvimento do Direito do Urbanismo e da Construção

CONSTRUIR - Indústria da Construção

CONSTRULINK - Portal da Construção

Dicionário da Construção

Instituto da Água, I.P.

INCI - Instituto da Construção e do Imobiliário, I.P.

INEPI- Instituto do ensino Profissional Intensivo

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Portal da Habitação

 

 

2017 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte