Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
Agronómica

Domínios de Intervenção do Engenheiro Agrónomo

O Engenheiro Agrónomo é o profissional que estuda, planeia, projeta e orienta a execução de trabalhos relativos à produção agrícola e sua sustentabilidade, e ao desenvolvimento do meio rural. Nesse sentido, o Engenheiro Agrónomo intervém nas áreas da produção agrícola e animal, da engenharia rural, da engenharia alimentar, da proteção das plantas, da economia, gestão e sociologia rural, bem como dos recursos naturais, ambiente e ordenamento do território.

 

 

Competências/ Qualificação Profissional dos membros do Colégio de Engenharia Agronómica

Atos de Engenharia por Especialidade da Ordem dos Engenheiros - Regulamento n.º420/2015 de 20 de julho -

Tratando -se de matéria de indiscutível interesse público, que corresponde a um anseio de diversas entidades e do público em geral, sobre o que faz ou pode fazer um Engenheiro consoante a sua especialidade e sem prejuízo do disposto na legislação europeia, nos diplomas legais e regulamentares emanados da Assembleia da República ou do Governo, os atos de engenharia, por especialidade, passíveis de serem exercidos por membros da Ordem dos Engenheiros, foram publicados em regulamento próprio de modo a que cada membro possa conhece-los na sua extensão e limites, bem como a sociedade em geral.

Consulte os Atos do Colégio

 

Qualificação Profissional e Emissão de Declarações para atos legalmente regulados

 

A habilitação para a prática de atos de engenharia é validada pela Ordem dos Engenheiros através da emissão de declarações próprias emitidas a pedido dos membros que as requeiram e para as quais a Ordem dos Engenheiros lhes reconheça as respetivas qualificações.

A identificação simples e inequívoca da habilitação necessária para a consequente prática dos diversos atos de engenharia, é indispensável para quem tem a responsabilidade de instruir e aceitar os processos de licenciamento, de modo a não gerar casos de dúvida ou interpretação discricionária.

À Ordem dos Engenheiros, que emite as respetivas declarações, compete assegurar procedimentos rigorosos, adaptando as suas práticas á evolução das condicionantes.

Consulte os Atos Regulados (Declarações)

 

Legislação

 

Qualificação Profissional Exercício da atividade da construção Detenção de fauna selvagem em parques zoológicos Inspetor fitossanitário Planos de ordenamento e exploração cinegética Valorização agrícola de lamas Produtos fitofarmac$ecirc;uticos Ordenamento do Território

 

Legislação Geral

 

Links

 

 

ICNF: http://www.icnf.pt/portal

DGADR: http://www.dgadr.pt/

World Federation of Engineering Organisations: http://www.wfeo.org/

European Confederation of Agronomist Associations: http://www.cedia.be/en/

European Society of Agricultural Engineers: http://www.eurageng.eu/

International Commission of Agricultural Engineering: http://www.cigr.org/

APEZ - Associação Portuguesa da Engenharia Zootécnica: http://www.apez.pt/index.php/pt/

2017 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte