Brevemente
No final da formação, os formandos deverão estar familiarizados com a linguagem Python, nomeadamente com a sintaxe e processos de fluxo, desenvolvimento de novas funções específicas e compilação de novos packages. Deverão ser autónomos no uso do Python para desenvolvimento de rotinas de trabalho em aplicações de análise de dados e automatização de processos.
Sinopse:
A linguagem de programação Python tornou-se numa ferramenta de eleição para análise de dados em ambiente científico e empresarial. Tendo o número de utilizadores vindo a crescer anualmente, a linguagem Python está atualmente implementada nas atividades diárias de um número cada vez maior de organizações públicas e privadas. Sendo uma linguagem open-source com uma comunidade numerosa e bastante ativa, as funcionalidades desta poderosa linguagem têm vindo a estender-se para diversas áreas do saber. Atualmente a linguagem Python é uma poderosa ferramenta open-source multiplataforma para a visualização, processamento e análise de dados, fazendo uso das suas fortes capacidades gráficas e estatísticas.
Membros e não membros.
A formação é destinada a todas as pessoas que tenham reduzida experiência com o Python ou que não possuam qualquer conhecimento da linguagem, sendo no entanto necessário que haja um conhecimento geral de programação e processos envolventes. A formação destina-se a profissionais ou estudantes que necessitem de alguma forma introduzir processos de programação na sua rotina de trabalho (Engenharia, Geografia, Geologia, Biologia, Arquitetura, entre outros).
Nelson Pires
Licenciado em Física Aplicada – ramo Ótica pela Universidade do Minho e em Ciências de Engenharia – perfil Engenharia Geográfica, Mestre e Doutorado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É atualmente professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, assegurando a docência em várias disciplinas da Licenciatura em Engenharia Geoespacial, Mestrado em Engenharia Geográfica e Mestrado em Deteção Remota. Ao longo do seu percurso profissional tem vindo a desenvolver trabalho em vários domínios da Deteção Remota e análise geoespacial. Apoiante da filosofia e de soluções open-source há vários anos, todo o seu trabalho é desenvolvido usando ferramentas de código aberto, onde a linguagem Python faz parte integrante dos seus processos e rotinas de trabalho. Autor e coautor de várias comunicações e de artigos científicos de âmbito nacional e internacional.
Idioma: Português
2025 © COPYRIGHT Ordem dos Engenheiros Região Norte
- Developed by Techy.pt
Para fornecer uma boa experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Ao aceitar está a permitir que processemos dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir pode afetar negativamante certos recursos e funções.