Início
Fim
Preço Membro
€50
Preço Membro Estudante
€25
Preço Não Membro
€150
Nos últimos anos, os veículos aéreos não tripulados (VANTs) para uso civil tornaram-se essenciais para diversas aplicações e conseguiram penetrar em áreas onde certas indústrias estavam estagnadas ou atrasadas. Desde as entregas rápidas até ao reconhecimento de uma base militar inacessível, os VANTs já provaram ser extremamente benéficos para recolher informação aérea de forma rápida e eficiente. Ao longo dos últimos anos a sociedade tem vindo a encontrar diversos tipos de aplicações onde se destacam o Mapeamento Geoespacial de terrenos e locais inacessíveis, inspeções de segurança de edifícios, a Agricultura de Precisão, entre muitas outras nas mais diversas áreas comercias e académicas.
Competência de saída
No final da formação, os formandos deverão ter adquirido competências para identificar as principais diferenças entre os VANTs disponíveis no mercado e os diferentes sensores. Deverão conseguir planear um voo , processar os dados e validar os produtos geospacias produzidos.
Módulo I (4h) – Introdução ao Mapeamento com Drones
– Princípios gerais de fotogrametria e visão computacional
– Tipos de Veículos Aéreos Não Tripulados e Sensores
– Software e serviços de processamento de dados
Módulo II (4h) – Planeamento de missões para mapeamento
– Diferentes soluções de planeamento e controlo
– Parametrizações do voo e critérios de decisão
– Características de voo para diferentes aplicações
Módulo III (4h) – Triangulação Fotogramétrica
– Processamento de imagens digitais aéreas e terrestres
– Matching de imagens: Processos e algoritmos usados
– Georreferenciação direta e indireta com pontos de controlo
Módulo IV (4h) – Processamento e Análise
– Geração e edição de nuvens de pontos tridimensionais
– Geração de Modelos Digitais de Elevação e Ortomosaicos
– Validação de resultados e medições sobre os produtos gerados
Membros e não membros. A formação é destinada profissionais ou estudantes sem qualquer tipo de experiência no mapeamento aéreo com drones, que necessitem, de alguma forma, de fazer uso da informação georreferenciada no seu trabalho (Engenharia, Geografia, Geologia, Biologia, Arquitetura, entre outros).
Nelson Pires
Licenciado em Física Aplicada – ramo Ótica pela Universidade do Minho e em Ciências de Engenharia – perfil Engenharia Geográfica, Mestre e Doutorado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É atualmente professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, assegurando a docência em várias disciplinas da Licenciatura em Engenharia Geoespacial, Mestrado em Engenharia Geográfica e Mestrado em Deteção Remota. Ao longo do seu percurso profissional tem vindo a desenvolver trabalho em vários domínios da Deteção Remota e análise geoespacial. Apoiante da filosofia e de soluções open-source há vários anos, todo o seu trabalho é desenvolvido usando ferramentas de código aberto, onde a linguagem Python faz parte integrante dos seus processos e rotinas de trabalho. Autor e coautor de várias comunicações e de artigos científicos de âmbito nacional e internacional.
Idioma: Português
Ação de formação totalmente constituída por sessões assíncronas e outro material para autoestudo. Cada formando pode gerir o seu tempo de autoestudo.
Carga horária em sessões síncronas: não aplicável
Carga horária em sessões assíncronas (estimativa de tempo de autoestudo, fórum e etapas sem intervenção síncrona dos formadores): 17h.
Serão disponibilizados quatro módulos de conteúdos pedagógicos nas seguintes datas, ficando disponíveis até ao último dia da ação de formação:
– Módulo 1: 21/05/2025
– Módulo 2: 23/05/2025
– Módulo 3: 26/05/2025
– Módulo 4: 28/05/2025
Teste de avaliação final: 04/06/2025 (21h às 23h59m).
Certificação:
Concluída a ação de formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional, com aprovação (sem classificação atribuída), na plataforma SIGO.
Preço Membro
€50
Preço Membro Estudante
€25
Preço Não Membro
€150
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