Bento Aires tomou posse, esta sexta-feira, na Alfândega do Porto, como presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN). A cerimónia reuniu Engenheiros e diversas personalidades, para uma cerimónia onde o mote foi a inovação para o futuro, assente no trabalho desenvolvido no presente.
Após o momento solene da imposição da insígnia ao novo Presidente da Ordem dos Engenheiros- Região Norte, Bento Aires no seu discurso passou em revista alguns dos momentos mais marcantes do passado mandato, colocando a fasquia elevada para os três anos futuros.
No seu discurso lembrou ainda que "a nível nacional e regional, há uma nova vaga de engenheiros", sendo que em 2024, de acordo com os dados recolhidos através do Pacto OERN para a “Qualidade e Valorização do Trabalho dos Engenheiros", 56 profissionais regressaram a Portugal para exercerem as suas profissões. "Queremos que os nossos engenheiros sejam os melhores", afirmou o presidente.
Para além da valorização da Engenharia, o Bento Aires relembrou a importância da relação entre Engenheiros e Municípios. A proximidade entre instituições como a OERN e as Câmaras Municipais é fundamental para o desenvolvimento da indústria e da sociedade, e também isso será ponto de honra no próximo mandato.


Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, sublinhou a importância da Região Norte nos campos da indústria e da exportação relembrando que "é a região que atrai mais investimento direto estrangeiro. E é também a região que mais contribui para o aumento da produtividade". Para o autarca, as novas gerações de engenheiros são a garantia "de conhecimento convertível em valor empresarial, designadamente nos setores emergentes".
A cerimónia de Tomada de Posse contou ainda com a intervenção do Bastonário da OE que reiterou que "Valorizar a engenharia é valorizar, também, Portugal. Quem ganha é a sociedade. É para ela que existimos", concluiu Fernando de Almeida Santos.


António Adão da Fonseca, voltou a assumir funções como Presidente da Mesa da Assembleia Regional, e empossou a primeira secretária Engenheira Ana Maria Magalhães, o segundo secretário Engenheiro Alexandre Miranda Ferreira e o suplente Engenheiro Rogério Bessa.


O Presidente da Mesa da Assembleia Regional empossou a nova mesa da Assembleia, o novo Conselho Directivo, Conselho Fiscal e Disciplinar, bem como as Delegações Distritais de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real.




O Conselho Diretivo da Região Norte empossado, passou assim a ser composto por Bento Aires (presidente), Ana Cláudia Teodoro (Vice-Presidente), José Manuel Freitas (Secretário), Vítor Lima (Tesoureiro), Ana Quintas, Ana Pires e André de Oliveira (vogais), Paula Alexandra Dias e Bruno Caires (suplentes); o Conselho Fiscal, composto por Nídia de Sá Caetano (Presidente), Marco Lima Baptista e Vicente de Seixas Sousa (vogais) e André Rego (suplente); e ainda o Conselho Disciplinar composto por Eduardo Gomes (Presidente), Olga Castro, o Luís Martins, Inês Liberal e Carlos da Rocha (vogais), Pedro Cruz e Carla Alexandra dos Santos (suplentes).


Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, deu posse aos Vogais Nacionais dos Conselhos de Colégio de Especialidade de Engenharia eleitos a nível da Região Norte.
Para o triénio de 2025 a 2028, tomou posse como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Civil, Vitor Monteiro; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Eletrotécnica, Mário de Almeida; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Mecânica, Hugo Cal Barbosa; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Geológica e de Minas, o João Paulo Meixedo; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Química e Biológica, Gonçalo Medeiros; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Geoespacial, Joaquim Moreira de Sousa e como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Agronómica, Adelino Bernardo.
A cerimónia continuou com a tomada de posse como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Florestal, Silvino Sousa; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia de Materiais, Alexandre da Silva; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Informática, Nuno Nunes; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia do Ambiente, Miguel da Costa; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Alimentar, Susana Caldas da Fonseca; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Biomédica e Bioengenharia, Sara Seabra dos Reis; como vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia de Gestão Industrial, Ricardo dos Santos Pinto e por fim como vogal do com o Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia de Segurança e Qualidade, Ana Carvalho Mendes.
