A OERN

A Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) é uma secção regional da Ordem dos Engenheiros de Portugal, dedicada a representar e apoiar os profissionais de engenharia na região norte do país. A OERN promove o desenvolvimento profissional dos seus membros, organiza eventos técnicos e científicos, e assegura o cumprimento das normas éticas e deontológicas da profissão bem como a valorização e qualificação dos profissionais de Engenharia.


A Ordem dos Engenheiros é uma associação pública profissional, criada pelo Decreto-Lei nº 27288, de 24 de novembro de 1936, que representava os/as licenciados/as e, atualmente, também, os/as mestres em Engenharia que exercem a profissão de engenheiro/a.


Conforme o Estatuto da Ordem dos Engenheiros, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/92 de 30 de Junho, alterado pela Lei n.º 123/2015 de 2 de setembro, sendo que o atual Estatuto foi alterado pela Lei n.º 11/2024, de 19 de janeiro, a sua principal missão é “a regulação do acesso à atividade profissional de engenharia e do seu exercício, contribuir para a defesa, promoção e progresso da engenharia, estimular os esforços dos seus membros nos domínios científico, profissional e social, e defender a ética, a deontologia, a valorização e a qualificação profissional dos engenheiros.”


A Ordem dos Engenheiros encontra-se segregada em secções regionais, tendo sido a Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) a primeira a ser criada, em 1938. A OERN possui domínio territorial de jurisdição dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Porto, onde se localiza a sua sede. A região Norte tem cerca de 20 mil membros, nas mais variadas áreas de Engenharia