Há Engenharia em Mim®

Em 2024 demos passos concretos na consolidação do programa “Há Engenharia em Mim®”, continuando a afirmar-se na região Norte, em Portugal e na Europa. Este projeto visa despertar nos jovens o interesse e o sentido prático pela Engenharia, através de atividades lúdico-pedagógicas hands on, proporcionando-lhes confiança, motivação e melhorias nos resultados escolares na área das ciências exatas, bem como, preparar os/as alunos/as para um futuro cada vez mais desafiador e complexo.

O projeto educativo, com o Alto Patrocínio da Presidência da República, do Parlamento Europeu e da Unesco, chegou a 52 escolas públicas e privadas, com a participação de mais de 1 965 alunos/as do ensino básico e secundário, de todos os distritos da região Norte. O objetivo deste projeto é fazer chegar ao maior número de jovens, formas simples de descoberta da Engenharia, através da construção de projetos em Engenharia aplicado ao quotidiano.

Das experiências cuidadas pretende-se dar a conhecer todas as especialidades que constituem a Engenharia e de que forma estas se reproduzem na sociedade e no nosso dia-a-dia, permitindo estudar matemática, física, informática, eletrónica e robótica, não esquecendo as competências sociais e organizativas.

Através desta nova ferramenta criativa praticam o pensamento crítico, análise de dados e desenvolvemos protótipos que resolvem problemas complexos com relevância para o mundo real. A atividade propõe, enquadrando crianças e jovens do ensino básico e secundário, trabalhar processos simples, mas fundamentais da engenharia, conquistando não só o interesse e a motivação dos alunos pelas ciências exatas como o desenvolvimento e ampliação dos seus conhecimentos, visando a observação, participação e contribuição de uma forma proactiva nas questões da vivência e convivência no quotidiano. Nesta experiência STEAM, a interação alia competências de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, pretendendo fomentar o interesse pela matemática e pela física, bem como espoletar nos/as jovens conhecimentos práticos em engenharia através da construção de protótipos, aliando raciocínio lógico-abstrato ao saber-fazer.

Este projeto educativo é abraçado pela investigação científica através de dois Programas Doutorais, o primeiro em cursos no Instituto Superior de Engenharia do Porto em parceria com a Universidade de Salamanca, e o segundo a decorrer na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e integrado no plano de desenvolvimento de competências dos colaboradores da OERN, sendo o objetivo comum que os resultados desta investigação repercutam na comunidade científica internacional, recuperando o interesse e motivação dos jovens nestas áreas das ciências exatas, através duma metodologia STEAM integrada nas práticas curriculares, por forma a reverter a queda muito significativa da avaliação nestas áreas do conhecimento apresentado no Relatório PISA 2022, particularmente na matemática e na física.

Até final do ano de 2024, o projeto educativo conta com parcerias e reconhecimentos das seguintes entidades: TEEM23; EAFA da Comissão Europeia; EDUCON - Colóquio Internacional Educação e Engenharia; Educação e a Sustentabilidade SGS – ONU; Alto patrocínio da Presidência da República, entre outros.