A sustentabilidade é uma prioridade fundamental para a Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN) que reconhece a sua importância na construção de um futuro mais equilibrado e responsável. A OERN incentiva os engenheiros e colaboradores a adotarem práticas que minimizem o impacto ambiental, promovam o uso eficiente de recursos e garantam soluções inovadoras e sustentáveis.
Pacto do Porto para o Clima
A OERN é um dos 183 subscritores do Pacto do Porto para o Clima, associando-se assim ao Município do Porto para a defesa do presente e do futuro do planeta no que às alterações climáticas diz respeito.
O Pacto do Porto para o Clima é uma iniciativa do Município do Porto que procura envolver todos os atores locais – cidadãos, entidades públicas e privadas – na implementação de medidas disruptivas e visionárias, transformadoras e ambiciosas, tendo em vista a ambição de tornar a cidade do Porto líder nacional na neutralidade carbónica e ação clima
Agência de Energia do Porto
A OERN é uma das entidades associadas da Agência de Energia do Porto.
A sustentabilidade energética e a responsabilidade ambiental são os dois grandes eixos de atuação da Agência de Energia do Porto. Em concreto, a AdEPorto visa promover a inovação e o exercício de boas práticas por parte de gestores municipais e, em geral, junto de todos os agentes do mercado e dos cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável através da utilização inteligente da energia e da sua interface com o ambiente.
Seleção de fornecedores
A OERN opta, sempre que possível, por recursos locais para minimizar a pegada de carbono.
- Consumos responsáveis de recursos
Decorrente de práticas e realização de investimentos, a OERN encontra-se num processo de melhoria contínua no âmbito da sustentabilidade.
- Recursos hídricos e energéticos
Na OERN a redução do consumo energético e de água são essenciais para uma operação mais sustentável. Algumas das melhores práticas adotadas incluem:
I. Utilização de iluminação LED
II. Luzes com sensor de movimento
III. Utilização responsável da energia
IV. Utilização de redutores de caudais
V. Manutenções periódicas
VI. Utilização responsável da água
Resíduos
A OERN tem implementadas práticas de gestão de resíduos de forma a que haja uma cultura se sustentabilidades nas instalações. Algumas das melhores práticas adotadas incluem:
I. Ecopontos para facilitar a separação e reciclagem
II. Eliminação do plástico de uso único
Consumo de papel
A OERN faz uma gestão cuidada do consumo de papel por forma a reduzir a pegada ambiental, no que diz respeito ao desperdício de papel e nos danos no ecossistema.
i. Processo de digitalização em curso
ii. Processos dos membros em plataforma online
Recursos informáticos
A OERN faz uma gestão dos recursos informáticos envolvendo um conjunto de práticas e estratégias para garantir o uso eficiente e responsável dos equipamentos de tecnologia da informação, quer ao nível de práticas de utilização, como ao longo de todo o seu ciclo de vida.
I. Controle e manutenção do parque informático
II. Escolha de equipamentos eficientes
III. Gestão sustentável dos resíduos informáticos
Implementação de critérios ESG
Com um plano de ação alinhado com a Agenda 2030, a Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), definiu critérios ESG (Environment, Social, Governance) na sua gestão, promovendo na sua atividade ações para uma utilização responsável de recursos, a economia circular, a eficiência e transição energética, e a inovação.
Implementação de teletrabalho
A OERN implementou um dia de teletrabalho semanal, que entre outros benefícios, prevê também uma redução das viagens e, por consequência, dos custos organizacionais e da poluição ambiental.